terça-feira, 28 de dezembro de 2010

DM 21.23.1

Muitos usuários têm um pouco de problemas quando o assunto é organização das janelas abertas no computador. É verdade que em alguns momentos são abertas muitas aplicações a mais do que são realmente necessárias, mas qual a solução para esse problema? Nem sempre é possível fechar os aplicativos abertos, portanto seria ótimo se fosse possível escondê-los.
A grande notícia é que é realmente possível realizar essa ação, e não apenas ela. Com a utilização de apenas um software leve e eficaz, você pode organizar janelas, esconder aplicativos e enviar tarefas abertas para a barra de sistema (systray), tudo isso com apenas alguns poucos cliques e configurações muito básicas.

O software se chama DM2 e é totalmente grátis, podendo inclusive ser modificado, por se tratar de uma licença open source. Utilizá-lo é muito fácil, pois assim que extraído do arquivo ZIP, o programa já pode ser executado, sem a necessidade de instalação. Quando inicializado, é possível notar a presença do ícone na barra de sistema, representado por uma pequena estrela.
As configurações iniciais do DM2 já são direcionadas para a facilidade na utilização. Com elas é permitido realizar uma série de ações para a organização das janelas ativas, todas acionadas no momento em que o usuário clicar com o botão direito sobre a barra de título das aplicações abertas.

Diferenças nos ícones

A primeira das opções é “To floating icon” (Enviar para ícone flutuante). Com isso, as janelas abertas deixam de fazer parte da barra de tarefas do Windows, transformando-se em ícones na Área de Trabalho. Clicando com o botão direito sobre o ícone criado, o usuário pode alterar a opacidade dele, deixá-lo sempre no topo ou restaurar a janela.
Se preferir, o usuário pode também minimizar a janela para a barra de sistema, para isso, basta escolher a segunda opção: “Minimize to tray” (Minimizar para barra de sistema). Nesse caso, as aplicações serão enviadas para aquela barra localizada ao lado do relógio do Windows, podendo ser restaurada também pelo botão direito do mouse, ou pelo duplo clique.

Barra de sistema

A opção “Always on top” (Sempre no topo) impede que outras janelas sejam sobrepostas àquela em questão. Por exemplo, o usuário pode deixar uma janela do navegador com um vídeo do YouTube sempre visível, enquanto trabalha com o Word ou outro aplicativo por trás.

Always on top

“Opacity” (Opacidade) é a opção referente à visibilidade da janela no sistema operacional. Quanto maior a opacidade, mais visível essa janela será. Os valores vão de 0% a 90%, sendo que a opção “Disable” (Desabilitar) representa os 100% que tornam a janela totalmente visível.
Por fim, existe a opção “Priority” (Prioridade), que representa o grau hierárquico de necessidade daquela janela no sistema como um todo. De acordo com a escolha do usuário, o computador despenderá mais ou menos recursos de processamento para o programa selecionado.


Tamanho: 152 KB
Sistema: Windows XP/Vista/2000/2003/7
Empresa: DM2 Project

0 comentários:

Postar um comentário